ZÉ TENAZ, COLADO NA BATERIA HÁ MAIS DE 50 ANOS!

Por -  -José Américo Castro

Zé Tenaz, em plena atividade na batera!
            
Com mais de 50  anos de carreira, José Silva Santos,67 anos, o popular “Zé Tenaz”, é um baterista experiente e bem educado. Faz o que a musica pede, conta com boa coordenação motora e um ouvido acurado para ritmo. Tem consciência da importância do seu instrumento para o desempenho da banda e de que a sua responsabilidade numa apresentação é semelhante à de um maestro, pois determina o andamento da execução do concerto. Não lhe falta precisão, técnica e sensibilidade. O vocalista Sikilingue, compara Zé Tenaz ao baterista dos Beatles: “Ele faz uma bateria limpa, o que é necessário para banda aparecer, para que todos os músicos tenham o seu espaço no espetáculo. Guardando as devidas proporções, eu considero Zé Tenaz, semelhante à Ringo Starr”.
“Rodado”, como se diz na gíria, Zé passou por algumas das melhores bandas de baile da Bahia:  Joedson (Ipiaú), Mach Five(Valença) e  Embalo 4(Jequié),  Grupo Imaginação... Tocou com Luiz Caldas, Durval Caldas, Roberto Caveira, Gatinha, Julio Nascimento, Netinho Cabral (Ubatã), Celso Rommel, Estevão  e  uma enormidade de  músicos  talentosos. Aportou em  Ipiaú, onde constituiu família com dona Maria de Lurdes Silva Santos (Lurdinha).Tem quatro filhos  e sete netos.  Atualmente suas baquetas estão a serviço da banda SodaPop, a qual ele  considera a melhor dentre tantas outras em que atuou.

NOS BAILES DA VIDA 

Foi em Poções, sua terra natal, que Zé iniciou a carreira musical e ganhou o apelido de “Tenaz”.  Colou nos ensaios da banda “Os Fantasmas” e ninguém lhe descolou do sonho de ser baterista. Aprendeu a lidar com o instrumento e com pouco tempo já estava no grupo. Depois da iniciação em Poções ingressou no conjunto  “Os Intrépidos”,  de Vitoria da Conquista. Em julho de 1975 chegou em  Ipiaú para compor o Grupo Imaginação, juntamente com Jocely Pinheiro (guitarra), Goleiro (baixo), Molina(teclados), Enock Bezerra(sax), Clóvis Reis(  piston) e o vocalista Wasginton.
Em 1977 já estava na Banda Joedson, junto com Luiz Caldas, Sikilingue, Durval Caldas, Genésio, Leão e companhia. Participou de duas formações da Joedson e também tocou nas bandas Românticos Boemia ( Jaquaquara), Perkata de Couro e Primitiva.
Nos bailes da vida ele consolidou a profissão que lhe garante o sustento da família. Zé Tenaz toca todos os ritmos, mas confessa uma preferência pelo pop rock. Admira o baterista Serginho, do grupo Roupa Nova, e se diz fã de Matt Sorum,  da banda norte americana  Guns N' Roses.               

NÃO DESCOLA

Sabendo que a atividade de baterista exige muito do corpo, Zé não descuida do preparo físico. Bate uns babas, faz caminhadas, malha. “Tocar bateria é como jogar uma partida de futebol”, compara.
Talvez por essa analogia  não se incomode com o fato de seus filhos  trocarem o caminho da musica  por belas jogadas  nos gramados.  Junior e Igor  brilharam na Seleção de Ipiaú e outros escretes da região. O primeiro como goleiro e o segundo na condição  de excelente volante.
Zé revela que o  apelido “Tenaz” foi dado por um amigo de nome Sandoval.“Ele dizia  que quando eu  colava em alguma coisa era difícil de largar”. Igual a propaganda da cola homônima: “Cole com Tenaz e descole se for capaz”.  José Silva Santos colou no objetivo de ser baterista e foi assim que se tornou Zé Tenaz.
Ninguém foi capaz de lhe descolar desta idéia. Mais de meio século   de batera, muita historia,  uma lenda.

3 comentários:

  1. Salve, salve Zé Tenaz! Uma lenda ipiauense. É sempre um prazer ver suas apresentações, sua destreza, simpatia e sensatez na batera. Parabéns pela merecida homenagem!

    ResponderExcluir
  2. É sempre um prazer ver e tocar com vc Zé! Musico de grande sensibilidade e destreza na batera. Parabéns! - Giva Moreira

    ResponderExcluir
  3. Grande Zé Tenaz, acompanhei muitos shows com a banda Mach Tive. Um abraço meu irmão.

    ResponderExcluir

Seguidores

Total de visualizações

Tecnologia do Blogger.
Cultura ipiauense

Random Posts

Comentários recentes

Recent Posts

Você pode gostar: